26 de maio de 2010

"Não podemos estar dois anos sem vencer o campeonato"

Depois de uma primeira época de grande nível no FC Porto, Rodríguez realizou um segundo ano bastante irregular, muito por culpa das quatro lesões que o afastaram de parte significativa da temporada. Nesta entrevista a O JOGO, o extremo fala do passado e do futuro, dos incidentes no túnel da Luz, de Hulk, Falcao, Álvaro Pereira ou Guarín, mas também do principal objectivo para a próxima época: voltar ser campeão nacional. Tudo porque, segundo Rodríguez, um clube "tão grande" como o FC Porto não pode estar dois anos seguidos sem vencer o campeonato.


Que balanço faz desta temporada a nível pessoal e colectivo?

Foi uma época negativa, sem dúvida. Tive muitas lesões e foi frustante, apesar de saber que este tipo de situações pode acontecer. A nível colectivo também não foi positivo porque não conseguimos ser campeões e, neste clube, esse é sempre o primeiro objectivo.

Acha que o título do Benfica foi justo?

Não comparo equipas, olho apenas para o FC Porto, para a nossa equipa, e penso em melhorar mais todos os dias. Ficámos em terceiro lugar, penso que merecíamos mais; não perdemos este campeonato no campo, perdemos fora dele.

Considera que os incidentes no túnel da Luz foi um momento importante da época?

Eu diria mais: foi o momento determinante da temporada. Retiraram-nos dois jogadores que eram fundamentais para a equipa por situações que não aconteceram exactamente como algumas pessoas disseram. E castigaram-os sem necessidade nenhuma, porque o que se passou não justificava um castigo tão pesado.

Mas afinal o que aconteceu?

Foi uma grande confusão. Quando há muito gente naqueles locais, passam-se sempre muitas coisas, até pela emoção do momento… Apesar disso, nãoaconteceu nada de especial; foi uma confusão normal, com muita gente envolvida. Nada mais.

Se Hulk não tivesse sido castigado, o FC Porto teria sido campeão?

Com o Hulk, com o Sapunaru, com os jogadores que se lesionaram, com o Varela, Mariano... Aconteceram muitas situações difíceis para a equipa que se não tivessem acontecido, podíamos ter sido campeões. Agora, resta-nos esperar que a próxima temporada seja mais tranquila para chegarmos ao final no primeiro lugar, porque queremos voltar a ser campeões.

Por ter passado pela Luz, mas também por ser o maior rival do FC Porto, custou-lhe ver os festejos do Benfica?

Claro que custou, mas apenas porque no ano anterior tínhamos sido campeões... Foi uma festa linda, que vivi pela primeira vez, naquela que foi a maior experiência da minha vida profissional. Mas nem sempre se pode ganhar, todos perdemos um dia.

Concorda com a ideia de que um dos problemas desta época foi a integração lenta de alguns reforços?

Não sei se foi isso. É verdade que o FC Porto estava acostumado ao Lucho e Lisandro e era uma vantagem tê-los cá, porque foram dois jogadores fundamentais para o clube. Mas estou contente com os rapazes que chegaram: são profissionais e querem melhorar. Se esta época não conseguimos vencer, temos de esperar que a próxima seja melhor.

Esta época, ficou a sensação de que o FC Porto perdeu quase todos os jogos decisivos: Braga, Benfica, Sporting, Taça da Liga...

Perdemos com essas equipas, mas também lhes ganhámos. Quando eles vieram ao Dragão, vencemos com grande facilidade. Mas esse tipo de jogos são sempre muito equilibrados. O FC Porto é o melhor clube em Portugal e todos nos querem vencer, o que torna todos os jogos mais exigentes para nós.

Pinto da Costa já afirmou que quer voltar a vencer uma competição europeia. Acredita que o FC Porto pode conquistar a Liga Europa no próximo ano?

Acredito que sim. Este ano eliminámos o Atlético de Madrid na Liga dos Campeões e eles acabaram por vencer a Liga Europa. Para além disso, temos muita experiência na Champions e isso pode ser fundamental na próxima época. Vencemos jogos importantes fora, como com o Atlético de Madrid, e fizemos uma grande exibição em Manchester, por exemplo. Se juntarmos a experiência que temos com uma boa mentalidade, claro que podemos vencer.

Podemos então depreender das suas palavras que o FC Porto é um dos favoritos?

Favoritos são todos. É difícil afirmar isso dessa forma, porque no futebol nunca se sabe o que pode acontecer. Por exemplo, eu esperava fazer uma grande temporada e depois foi o que se viu. São coisas da vida, pequenos pormenores que podem mudar tudo.

Depois de não ter ganho o campeonato este ano, acha que no próximo a pressão vai ser maior?

Acho que não. Sentimos a pressão de ter que ganhar em todos os jogos; o FC Porto foi campeão nos últimos anos, e os jogadores habituaram-se a ter a obrigação de ganhar frente a uma da segunda divisão ou contra a melhor equipa do mundo. Por isso, estamos sempre pressionados para vencer. Vamos trabalhar para sermos novamente campeões, que é o nosso objectivo, e num clube muito grande como o FC Porto não se pode estar dois anos consecutivos sem vencer o campeonato.


Fonte: OJOGO

  © Cristian Rodriguez 10   

Voltar ao INICIO